A egressa da Universidade Paranaense – UNIPAR, Campus Cianorte, Leny Pereira, está conquistando o mercado nacional e internacional da moda com um projeto que estuda e desenvolve roupas para pessoas com deficiência.
Leny, que é professora de moda no Senai (Serviço Nacional da Indústria)/Cianorte, conta que foi despertada para esse trabalho após conhecer um garoto de doze anos tetraplégico, para quem prometeu criar roupas especiais que facilitassem o ato de vestir e despir.
Depois de pesquisas e testes, a professora desenvolveu a coleção de roupas exclusivas para crianças e adolescentes com deficiência motora. O tamanho das peças foi adaptado com base em um estudo chamado quarta dimensão de modelagem, que observa o movimento do corpo. As peças possuem diversos detalhes que facilitam o ato de vestir, como deslocamento de costura, recortes nas costas e aviamentos mais confortáveis como botões de plástico ao invés de ferro.
O foco, segundo a professora, foi dar suporte a crianças e adolescentes com paralisia nos membros superiores e inferiores. O projeto também foi adaptado para adultos, com a criação de vestimenta casual e para festa.
A ex-aluna da UNIPAR contou que irá lançar ainda este ano sua marca de roupas para PcD. A grife ‘Toque de Seda’ irá atender crianças, adolescentes e adultos. “Vamos trabalhar com moda casual, alfaiataria, vestidos de festa, ternos, camisas e, se a demanda permitir, vestidos de noiva”, adianta. Também pretende ‘abrir’ loja na internet este ano.
Fonte: www.unipar.br/home/principal.php?pagina=20&desc=noticia&id=2732
0 comentários:
Postar um comentário